Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Tentativas de fraude batem recorde para meses de março, diz Serasa

Foram 183 mil tentativas no mês, alta de 25% em relação a fevereiro. 'Fraudadores voltaram à carga total', segundo entidade.

há 9 anos

Tentativas de fraude batem recorde para meses de maro diz Serasa

Golpista costuma abrir conta usando documentos falsos (Foto: Divulgação)

Março registrou 183 mil tentativas de fraude ou roubo de identidade, em que dados pessoais de consumidores são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou para obter crédito. Os dados são da Serasa Experian. É o equivalente uma tentativa de fraude a cada 14,6 segundos no país.

O número é um recorde histórico para o mês de março desde que o indicador foi criado, em 2010.

Em comparação com março de 2014, o número de fraudes cresceu 17,8%. Frente a fevereiro, a alta foi ainda maior, de 25,8%.

"Após o período de férias escolares (janeiro) e carnaval (fevereiro), os fraudadores voltaram à carga total em suas tentativas de fraudes envolvendo consumidores, buscando tirar o máximo de proveito financeiro em meio a um cenário de estagnação/recessão da economia e dos negócios", diz a Serasa em nota.

Principais tentativas de golpe

1. Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.

2. Financiamento de eletrônicos: o golpista compra um bem eletrônico usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.

3. Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

4. Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.

5. Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima.

6. Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de fachada para a aplicação de golpes no mercado.

Precaução

Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação).- Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém, a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.- Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência.- Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante.- Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.- Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações291
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tentativas-de-fraude-batem-recorde-para-meses-de-marco-diz-serasa/186895202

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)