Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

E se o presente não agradou? Troca de produtos sem defeito não é obrigatória

Fornecedor só é obrigado a fazer substituição se tiver assumido compromisso na venda, alerta Proteste

há 9 anos

Publicado por Luiza Xavier

E se o presente no agradou Troca de produtos sem defeito no obrigatria

RIO - Quase tão tradicional quanto o costume de dar presentes no Natal é a corrida às lojas para a troca dos produtos que não agradaram no primeiro dia útil após o feriado. Roupas que ficaram apertadas, acessórios de gosto duvidoso, sapatos de uma cor que não combina com nada. Mesmo sendo prática comum, os lojistas não são obrigados por lei a substituir mercadorias sem defeito.

Por isso, a Proteste - Associação de Consumidores lembra que o ideal é garantir que a loja se comprometa a fazer a troca no momento da venda, fazendo constar por escrito que será possível a substituição mesmo sem a Nota Fiscal. O que é acordado no momento da compra tem que ser cumprido. "Verifique com a loja se há dias específicos para troca e o prazo em que pode ser feita", destaca a entidade.

Para evitar que o presenteado tenha que passar pelo constrangimento de não conseguir fazer a troca, é recomendável pedir um cartão da loja acompanhando o produto com informações sobre prazo e condições para escolha de outro produto.

"A etiqueta é um item que deve ser levado em consideração na hora da troca do presente. Há estabelecimentos que se negam a trocar o produto se a etiqueta foi removida. Para evitar aborrecimentos, a orientação é que ela não seja retirada até que o presente seja experimentado e definitivamente aprovado", ressalta também a Proteste.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o direito de troca só é assegurado em caso de defeito na mercadoria. Se o presente não agradou, não serviu ou não era bem da cor esperada, o jeito é contar com a boa vontade do lojista.

Produto com defeito deve ser trocado

A discussão não é a mesma se o motivo da troca for produto defeituoso. De acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, neste caso, a loja é obrigada a trocar o produto por outro igual ou semelhante, ou, ainda, devolver o dinheiro.

O consumidor também deve ficar atento quanto aos prazos para trocar ou reclamar de produtos com defeitos. Em caso de bens duráveis, que não estragam, como eletrodomésticos, brinquedos e livros, o consumidor tem 90 dias a partir da data de início da utilização do produto. Em caso de produtos não duráveis, como os alimentícios, o prazo é de 30 dias.

Compras via internet

A troca e a desistência no caso da compra fora de lojas - na Internet, por telefone ou catálogos, por exemplo - é assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo é de sete dias após o recebimento do produto.

Como não teve acesso ao produto no ato da compra, o cliente pode desistir da aquisição sem apresentar motivos. É o chamado direito do arrependimento. A compra pode ser desfeita sem ônus para o comprador, que tem, inclusive, o direito de receber de volta o valor eventualmente pago adiantado.

E quem não recebeu o presente na data esperada também tem amparo do CDC. Se o prazo de entrega não for cumprido, é possível pedir o dinheiro de volta à empresa e até acionar o lojista por dano moral, pelo constrangimento do presente não ter chegado a tempo. "O produto deverá ser enviado à loja, com documentos que comprovem a data do recebimento da mercadoria e uma carta escrita à mão, explicando o motivo da devolução", diz a Proteste.


Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/e-se-presente-nao-agradou-troca-de-produtos-se...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1790
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-se-o-presente-nao-agradou-troca-de-produtos-sem-defeito-nao-e-obrigatoria/159436888

Informações relacionadas

Fabíola Oliveira, Advogado
Artigoshá 6 anos

O lojista é obrigado a trocar mercadoria sem defeito?

Bruno Ortiz, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os Direitos do Consumidor na Troca ou Devolução de Produtos

Milena Nardi, Advogado
Artigoshá 7 anos

Lei garante troca de produto comprado pela internet

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-59.2020.8.13.0145 MG

Wagner Francesco ⚖, Advogado
Artigoshá 8 anos

Você sabe a diferença entre Imunidade Parlamentar Material e Formal?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)