Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Justiça autoriza funcionamento de posto em horário alternativo por religião

Na cidade de Lagarto, em Sergipe, estabelecimento ficará fechado entre os poentes da sexta e do sábado

há 9 anos

Justia autoriza funcionamento de posto em horrio alternativo por religio

Sergipe - O dono de um posto de gasolina na cidade de Lagarto, no Sergipe, foi à Justiça pedir que deixasse o local funcionar em horário alternativo por causa de sua religião. E conseguiu.

Segundo a Resolução 116/200 da Agência Nacional do Petróleo (ANP), os postos devem funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 6h às 20h ou em outro horário estabelecido pela Agência.

A 8ª Vara Federal assegurou que o estabelecimento não funcione no dia de guarda do empresário. Entre os poentes da sexta e do sábado, o local estará fechado para que ele possa “professar a fé dos Adventistas do Sétimo Dia”. Cabe recurso no TRF-5ª Região.

No processo, o empresário conta que, em 2006, foi autuado e multado em R$ 5 mil por ter fechado o post de gasolina e descumprido a resolução. Segundo a religião, é proibido o trabalho no período entre os poentes. O estabelecimento funcionará de segunda a quinta, das 5h às 21h; sexta das 5h às 17h30; sábado das 17h30 às 21h; domingos das 5h às 21h e feriados de 5h às 21h.

Para o juiz federal Jailsom Leandro de Sousa, o dono do posto é pessoa física, e seu credo atinge todos os aspectos da vida, inclusive o profissional. O magistrado citou ainda a liberdade de religião, na sentença favorável ao empresário.

Lagarto é uma cidade de 100 mil habitantes, segundo o IBGE, na região central de Sergipe. O município fica a cerca de 90 quilômetros de Aracaju.


Fonte: http://new.d24am.com/noticias/brasil/justiça-autoriza-funcionamento-posto-horario-alternativo-religi...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações270
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-funcionamento-de-posto-em-horario-alternativo-por-religiao/147965186

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)