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26 de Abril de 2024

Novas regras beneficiam usuários de telefonia, internet e TV por assinatura

O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais

há 10 anos

Começa a vigorar nesta terça (8) o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), com novas regras a serem seguidas pelas empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Entre os benefícios previstos para os consumidores estão facilidades para o cancelamento imediato de serviços, sem necessidade de falar com atendentes.

O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais. Com o RGC, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) busca diminuir o número de reclamações feitas por consumidores à sua central de atendimento.

Além de ter a atribuição de cancelar as contas, caso seja a vontade dos clientes, as lojas associadas às operadoras terão também de fazer registro de reclamações, bem como atender a clientes que buscam resolver problemas em suas contas. O retorno sobre reclamações relativas a cobranças terá de ser feito, no máximo, em 30 dias. Se a empresa não cumprir o prazo, terá de corrigir automaticamente o valor da fatura. Se ela já tiver sido paga, a operadora terá de devolver o valor em dobro.

Outra vantagem, do ponto de vista do consumidor, é que as empresas operadoras terão a obrigação de retornar as ligações, caso elas caiam. As novas regras fixam ainda validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.

Novas regras beneficiam usurios de telefonia internet e TV por assinatura

Novas regras beneficiam usuários de telefonia

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

No caso dos pós-pagos, as novas regras preveem também faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.

Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel. Além disso, os contratos com fidelização terão validade máxima de 12 meses

Contatada pela Agência Brasil, a Oi informou já estar implementando as mudanças exigidas pelo novo regulamento, apesar de considerar alguns prazos “incompatíveis com a complexidade das alterações necessárias”. A Telefônica Vivo confirmou que está implantando e trabalhando para cumprir as obrigações do novo RGC, com cerca de 200 pessoas “engajadas para adaptar os sistemas de atendimento ao cliente às novas regras em um prazo extremamente curto”.

A Claro, igualmente, informou que está implementando as disposições do RGC, para “cumprir o grande volume de determinações previstas”. Já a TIM disse que “trabalha para se adequar” ao regulamento nos prazos apresentados. Para a Tim, “mudanças que reforcem os direitos dos consumidores e contribuam para a melhoria da relação entre clientes e empresas são sempre benéficas”.

A GVT informou que está “trabalhando intensamente"para cumprir, até hoje (8) as regras previstas. Segundo a empresa, devido ao grande número de mudanças exigidas e ao curto prazo concedido para sua implementação, “estão sendo feitas várias adequações em todos os sistemas e rotinas de relacionamento com o cliente”.

A Agência Brasil entrou em contato com a SKY e a NET, mas, até o fechamento deste texto, não obteve posicionamento das operadoras sobre o cumprimento dos novos prazos previstos no RGC.

Novas regras beneficiam usurios de telefonia internet e TV por assinatura

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/novas-regras-beneficiam-usuarios-de-telefonia-inter...

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Até que fim entrando em vigor algo que todo mundo utiliza e se sente prejudicado. Espero que funcione de verdade! continuar lendo

Concordo com você Marília, uma boa parte dos usuários estão insatisfeitos com o serviço prestado por algumas operadoras, acho que chegou em um bom momento. continuar lendo

Esta matéria deveria ser divulgada obrigatoriamente em todas as mídias continuar lendo

O regulamento é muito belo, agora esperamos ansiosos para que este regulamento seja cumprido, tudo o que nele descreve se faça valer.
Por que infelizmente as empresas de telefonia vem nos decepcionando a cada dia em relação ao seu atendimento e fornecimento de seu serviço. continuar lendo

O Brasil ainda tem um longo caminho até alcançarmos mais "respeito" frente às operadoras de telefonia, operadoras de cartāo de credito, bancos, combustíveis, provedores de eletricidade e/ou qualquer conglomerado multibilionário detentor de direitos de uso e exploraçāo de bens difusos e coletivos e/ou serviços essenciais , nāo apenas porque as Agências Reguladoras, Congressi, P.Planalto, STF e autarquias subordinadas (ou nāo) protegem os interesses dessas grandes instituiçōes, mas sobretudo porque quando assisto ao Brasil literalmente parar pelos jogos da Copa e esquecer os escandâlos da Petrobras porque o Neymar quebrou a lingua, ou o Michel Telógo lançou uma musica que rima "voce" com "você" é que tenho certeza absoluta que economicamente, politicamente, "educacionalmente", culturalmente, o Brasil está em processo de INVOLUCĀO!! estamos andando para trás!

O regulamento parece seguir em direçāo aos interesses do consumidor.. Uma coisa que irrita um pouco em qualquer SAC é o blabllabla de disk 1, disk, 2, disk 9 e nessa voce tem que ouvir dois menus inteiros, digitar cpf.. para depois um atendente pedir para vc repetir td de novo. Qualquer SAC deveria oferecer 3 opçōes ao cliente. Contratar, cancelar e falar com um atendente.... Outra coisa é o voce discar ramal 3 "problemas tecnicos" o atendente recebe a chamada, puxa todos os dados e informacoes e diz que vc está no ramal errado e vai, novamente, REPASSAR a ligacao. continuar lendo