Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Como reclamar do seu plano de saúde ou seguro da forma certa

Está enfrentando problemas com seu seguro ou plano de saúde? Saiba como reclamar e solucionar

há 10 anos

Publicado por Priscila Yazbek

Como reclamar do seu plano de sade ou seguro da forma certa

Raiva: saber recorrer aos canais certos de reclamação facilita a resolução do problema

São Paulo - Quem já passou por algum problema com seguros ou com o planos de saúde sabe que dor de cabeça maior do que o próprio problema pode ser descobrir com quem falar sobre ele.

Como reclamar sobre o seguro não é algo trivial, para muitos pode ser um pouco complicado entender os trâmites do processo. É melhor reclamar com a ouvidoria, com a ANS, Susep ou logo recorrer a um advogado?

EXAME. Com entrou em contato com alguns participantes do mercado para orientar os consumidores que se deparam com esse tipo de dúvida. Veja a seguir quais passos seguir para ter sua reclamação devidamente atendida.

1. Central de atendimento

O primeiro passo para tentar resolver o seu problema é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que é o serviço telefônico gratuito que deve ser oferecido pelas seguradoras e operadoras de saúde 24 horas por dia.

De acordo com o decreto que regulamenta o SAC (Nº 6.523/2008), as reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis.

Apenas se a reclamação for de extrema urgência é recomendável pular etapas e recorrer diretamente à Justiça (veja o passo 5). Se o cliente tiver tempo, tentar resolver o problema diretamente com a empresa pode evitar dores de cabeça e gastos com honorários advocatícios.

Além disso, segundo Mauro Pimenta, sócio da Vis Corretora, ao entrar com uma liminar na Justiça contra a empresa sem passar pelos estágios iniciais, o cliente pode correr o risco de ganhar a causa em um primeiro momento e a empresa reverter o caso depois.

“Se uma pessoa mal instruída entra com um proceso e a operadora paga um procedimento não previsto em contrato, ela pode entrar com um processo contra o cliente e ganhar a causa depois”, afirma Pimenta.

Por outro lado, Renata Vilhena Silva, advogada especialista em direito de saúde, defende que esse risco é baixo. “No meu escritório a maioria das decisões são favoráveis e há uma taxa de 90% de trânsito em julgado, que é uma decisão da qual não se pode mais recorrer”, afirma.

Ignorar o SAC e fazer a reclamação diretamente ao órgão regulador do setor ou à ouvidoria da empresa também não é recomendável porque o cliente pode precisar informar que já passou pelo atendimento no SAC e não foi devidamente atendido.

Ao seguir o passo a passo o cliente vai se munindo de informações que podem ser importantes depois e pode evitar a perda de tempo se descobrir que estava equivocado no seu requerimento.

2. Ouvidoria

Se a reclamação feita ao SAC não for resolvida em cinco dias úteis ou se a resposta não for satisfatória, o próximo passo é buscar a ouvidoria da empresa, que é a última instância de relacionamento da empresa com os clientes.

Após receber a reclamação, a ouvidoria investiga as circunstâncias envolvidas para responder o cliente de forma conclusiva.

Conforme explica Silas Rivelle, presidente da Comissão de Ouvidoria da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg), o cliente deve recorrer ao SAC antes para ter em mãos o protocolo do atendimento, mas também porque a ouvidoria é a representante do cliente dentro da empresa. Portanto, se ele recorrer diretamente à ouvidoria, ele não permitiu que a empresa o atendesse antes.

“A meta da ouvidoria é evitar que a reclamação vá para o órgão regulador ou vire um processo judicial. Isso não significa sempre fazer o que o cliente quer, mas dar uma resposta que o satisfaça, seja acolhendo a reclamação ou explicando por que ele não pode ser atendido”, diz Rivelle.

Ele acrescenta que o índice de clientes que seguem com a reclamação após passar pelas ouvidorias é baixo. Na Unimed, onde Rivelle atua como ouvidor, apenas 2,5% das demandas atendidas pela ouvidoria da empresa são levadas à frente posteriormente.

As ouvidorias das operadoras e seguradoras de planos de saúde têm até sete dias úteis para responder os clientes. Já as ouvidorias dos demais setores de seguro têm até 15 dias, segundo preveem as regulamentações nº 323 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e nº 279 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Fazenda.

É possível consultar os contatos das ouvidorias das principais seguradoras do mercado, assim como o nome do ouvidor responsável no site da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A ANS ainda não tem uma lista das ouvidorias operadoras de saúde, mas diz que em breve disponibilizará a consulta.

3. Susep e ANS

Se novamente a demanda não for solucionada, o próximo passo então é registrar a reclamação nos órgãos reguladores do setor.

Reclamações sobre seguros, previdência e capitalização devem ser enviadas à Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), entidade que supervisiona especificamente esses segmentos. A autarquia oferece o Disque Susep (0800 0218484) e um formulário online para registro das reclamações.

“Na hora em que a reclamação chega à Susep, esta encaminha a demanda para a ouvidoria da empresa, que recebe um e-mail dizendo: 'Senhor ouvidor, segue reclamação do cliente ‘x’, que deverá ser tratada no prazo máximo de até 15 dias. Você deve responder direto ao cliente e deve dizer que se ele não estiver satisfeito, ele pode voltar a falar com a Susep.' Por isso, o ouvidor precisa atender o cliente de forma que a reclamação não retorne à Susep”, diz Silas Rivelle.

Segundo a Susep, o cliente é informado por e-mail sobre a data em que seu atendimento foi encaminhado à ouvidoria. Caso não seja atendido satisfatoriamente no prazo informado, o cliente deve formalizar um processo administrativo junto à Susep para que sejam apuradas irregularidades. Os documentos para a instauração do processo devem ser entregues emuma das unidades de atendimento da autarquia.

Já as reclamações sobre seguradoras e operadoras de planos de saúde são feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem ser registradas: por meio do disque ANS (08007019656); por carta ou por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda nos núcleos de atendimento presencial.

Assim como no caso da Susep, a ANS envia a queixa para a operadora por e-mail. A operadora tem cinco dias úteis para resolver o problema em caso de queixa assistencial, ou dez dias úteis se a queixa for não assistencial.

A queixa não assistencial é relativa à aplicação de reajustes indevidos, rescisão unilateral de contrato e não envio de carteira do plano de saúde. A assistencial tem caráter mais urgente. É o caso do descumprimento de prazos máximos para agendamento de consultas, exames e cirurgias; negativa de autorização para realização de procedimentos; e dificuldades para recebimento de reembolso.

A queixa assistencial, inclusive, é contabilizada pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que promove a suspensão da comercialização de planos de saúde com alto índice de reclamação.

Se o problema não for resolvido dentro do prazo, a ANS realiza uma apuração da demanda, que pode acarretar uma abertura de processo administrativo sancionador, resultando na aplicação de multa contra a operadora.


Fonte:http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/como-reclamar-do-seu-plano-de-saúde-ou-seguro-da-for...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30614
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-reclamar-do-seu-plano-de-saude-ou-seguro-da-forma-certa/118684010

Informações relacionadas

Jonas Araujo, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Reclamação administrativa para a ANS Sobre aumento abusivo em plano de saúde

Cynara Almeida, Advogado
Artigoshá 3 anos

Plano de saúde não autorizou exame? Saiba o que fazer.

Talita Neuhaus, Advogado
Artigoshá 8 anos

Qual o prazo para o plano de saúde responder uma solicitação?

Milton Dutra, Advogado
Modeloshá 8 anos

Modelo de Petição contra Planos de Saúde

TSA Tenorio da Silva Advocacia, Advogado
Artigosano passado

“O plano de saúde pode negar meu exame?” Entenda seus direitos

19 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esse convenio GNDI esta uma porcaria..

Meu filho esta a quase 15 dias com dor horrível no rosto, no primeiro momento (uns 15 dias atrás) foi no PS em Osasco em um domingo a noite, clinico olhou, quase nem examino e disse que nao sabia dizer o que podia ser, acreditem..

Levei ele na pediatra particular e ela disse que poderia ser problema no nervo trigêmeo, encaminhou para otorrino, consegui consulta logo mas ela me disse que ele teria q passar com neuro, estava desde entao tentando marcar, tentei 2x consulta online, chegava na hora o medico cancelava, eu tentei falar com SAC mas a ligação ja era passada direto para atendimento, sem deixar falar com OUVIDORIA ou SAC.

Hoje depois de muito custo consegui consulta, medico passou um exame POLISSONOGRAFIA de noite inteira, e adivinha???? Primeiro que neste convenio que atendem toda regiao, so existe esse exame na zona leste, depois que so tem vaga para JUNHO, que descaso é esse, o menino esta morrendo de dor e precisa aguardar ate junho para conseguir fazer um exame??????????????? Pior que SUS.

Preciso de uma solução URGENTE para este caso. continuar lendo

Boa tarde eu sou Carlos.
estou tentando abrir reclamação contra notredame intermedica já entrei contato através do sac não resolveu liguei ANS com número protocolo 35901720210813340445 Letra C, data 13/08/21, telefones ANS ligação péssima não escuta nada 7570764.
esse ANS não concluir reclamação gostaria respalde. continuar lendo

Tenho convênio NotreDame Intermédica estou indignada com o valor abusivo do plano empresarial ,estou pagando para nós 3 o valor de mil reais ,mas hoje ao cotar outros planos descobrir que o mesmo plano que o meu sai no valor de 700 reais com outro corretor ,uma diferença de 300 reais , porque? Ninguém teve uma justificativa para isso até agora ,e se eu cancelar e fazer com o corretor mais barato o mesmo plano não posso , porque? continuar lendo

Não aguento mais o descaso mensal da Notredame para pagar o reembolso das terapias.
Todo mês envio todos os documentos, recibos e pedidos de terapia e o sistema envia como INDEFERIDO.
Já liguei e reenviei documentos complementares conforme solicitado e mesmo assim eles indeferiram.
É um descaso total com os beneficiários! Lamentável essa postura!
SOLICITO QUE SOLUCUINEM O MEU CASO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS JÁ VAI PARA O TERCEIRO MÊS QUE NÃO ME REEMBOLSAM.
O SISTEMA ENVIA AS SEGUINTES MENSAGENS, SENDO QUE ESTÁ TUDO CORRETO:

3391-INCONSISTENCIA ENCONTRADA PELO [Editado pelo Reclame Aqui] BPA
3392-CARIMBO E ASSINATURA DO EXECUTANTE NÃO É ORIGINAL
3418-SOLICITACAO / PEDIDO ******* VENCIDO (VALIDADE DE 90 DIAS)

SEGUEM OS NÚMEROS DE PROCOLOS:
Solicitação:*******3 - Protocolo ANS: *******1316
Solicitação:*******1 - Protocolo ANS: *******1316

AGUARDO UM RETORNO COM URGÊNCIA!

Atenciosamente, continuar lendo