Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Comissão da Câmara aprova substituição de profissional descredenciado por plano de saúde

Mudança terá de ser informada aos consumidores com 30 dias de antecedência

há 10 anos

Publicado por Cristiane Bonfanti

Comisso da Cmara aprova substituio de profissional descredenciado por plano de sade

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira proposta que determina que as operadoras de planos de saúde deverão substituir profissionais que deixaram de atender pelo convênio por outro equivalente. Além disso, o texto estabelece as operadoras devem comunicar os consumidores sobre a mudança com 30 dias de antecedência.

O Projeto de Lei 6964/10, do Senado, já havia sido aprovado pelo Senado e tramita em caráter conclusivo. O relator, deputado Fábio Trad (PMDB-MS), explicou que, se não houver requerimento para que a proposta seja votada no Plenário da Câmara em 15 dias, ela será encaminhada para sanção da presidente Dilma Rousseff. Além de evitar o descredenciamento imotivado de profissionais de planos de saúde, explicou o deputado, o objetivo é evitar que os pacientes deixem de ser atendidos por clínicas, hospitais e laboratórios.

O relator afirmou que, hoje, profissionais de saúde se descredenciam das operadoras de uma hora para outra, e sem justificativa, o que prejudica pacientes que podem estar em meio a um tratamento. Para tornar a prestação de serviços mais segura, o projeto de lei torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e os seus prestadores de serviços, tanto profissionais de saúde quanto empresas. Desse documento, deverá constar a definição dos valores dos serviços contratados, os critérios e a forma e periodicidade de seu reajuste.

O texto estabelece ainda que o reajuste será anual e que os índices deverão ser definidos até março de cada ano. Se esse prazo for extrapolado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definirá o percentual de aumento.

— O aumento para os prestadores de serviços deverá ocorrer por acordo com as operadoras e não por imposição unilateral. Se houver impasse, a ANS deverá interferir _ explicou o relator, que considerou que a sanção da lei contribuirá para a segurança na relação entre operadoras e profissionais de saúde:

— O grande mérito desse projeto é que ele agrega o valor da segurança jurídica na relação entre prestadores de serviços e seguradoras. A nossa expectativa é que os médicos não sejam descredenciados imotivadamente — disse Trad.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira, considerou que a mudança evitará o rompimento súbito da oferta de profissionais ou clínicas. “Com a aprovação do projeto, haverá estabilidade e segurança jurídica, dando garantia aos pacientes e aos médicos de que eles não terão os seus direitos desrespeitados por falta de regulamentação normativa”, afirmou, por meio de nota.

A federação observou que, todos os anos, as operadoras reajustam os valores dos convênios. No entanto, os valores pagos aos médicos nem sempre são revisados.

“A Fenam pleiteia que o reajuste adequado siga os valores das consultas e procedimentos estabelecidos na Classificação Brasileira de Honorários e Procedimentos Médico”, disse a entidade.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) informou que aguarda a tramitação definitiva do projeto.

Se o texto for sancionado pela presidente Dilma, as operadoras terão 180 dias para se adequar às novas regras.


Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/comissao-da-câmara-aprova-substituicao-de-prof...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-camara-aprova-substituicao-de-profissional-descredenciado-por-plano-de-saude/117196575

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)