Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Alterar boleto vencido para fugir de multa pode dar cadeia

Blogs e aplicativo ensinam a prática; Deic abriu inquérito para investigar caso

há 10 anos

Alterar boleto vencido para fugir de multa pode dar cadeia

É cada vez mais comum usar smartphones ou o internet banking para realizar pagamentos bancários. Mas há pelo menos dois blogs e um aplicativo que ensinam como adulterar um boleto vencido e gerar um novo código, mas sem contabilizar a multa. Essa prática, no entanto, é crime — e muitos usuários podem estar cometendo o delito por simples falta de conhecimento.

O aplicativo “Boleto Vencido”, oferecido pelo Google Play (loja online de aplicativos para smartphones com sistema Android), explica como escapar de pagamentos indesejados. “Está com um Boleto vencido e não quer pagar multa? Boleto Vencido faz isso para você!”.

Mas, de acordo com o delegado Ronaldo Tossunian, da 4ª Deic (Delegacia de Delitos Meios Eletrônicos do Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo, é ilegal usar esse aplicativo ou seguir as recomendações dos blogs.

— A pessoa que faz este tipo de adulteração deverá responder por falsificação de documento, além de estelionato, já que comete o crime para ter vantagem patrimonial ilícita.

Juntos, os crimes têm pena de dois a dez anos de cadeia, segundo o Código Penal. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP, "aquele que ensina como adulterar" pode ser enquadrado no crime de invasão de dispositivo informático, que prevê detenção de três meses a um ano.

Alterar boleto vencido para fugir de multa pode dar cadeia

R7 testou

Além do aplicativo, a alteração da data de vencimento é ensinada também por meio de tutoriais fáceis de serem encontrados na internet. O R7 testou três vezes um boleto do Banco Santander com o pagamento atrasado, usando tanto o aplicativo como os tutoriais da internet.

Tanto o internet banking (pagamento pelo site do banco) como o caixa eletrônico aceitaram o novo código gerado, com a data de vencimento atualizadas. Outros aplicativos e os próprios sites dos bancos oferecem a opção de atualizar o código de um boleto atrasado, mas, nesse caso, é acrescentado o valor da multa na nova numeração.

A fraude pode ser descoberta?

Alterar boleto vencido para fugir de multa pode dar cadeia

Para o diretor da Monitor da Fraude (entidade que monitora golpes eletrônicos), Lorenzo Parodi, a prática pode dar certo, mas não passar impune.

— As empresas hoje normalmente são automatizadas (no sistema de cobrança) e percebem que a multa não foi paga.

Segundo ele, empresas menores podem perceber também a fraude devido à falta do dinheiro referente à multa. A alteração ainda pode passar despercebida pela desatenção do credor.

O Banco Santander informou, em nota, que “mesmo que o cliente consiga alterar pelo código de barras a data do boleto vencido, os juros e taxas previstas por atrasos serão cobrados na próxima fatura pelo cedente”. Já o Banco Central disse, também via assessoria, orientar os bancos a cobrarem o que não foi cumprido no "contrato entre pagador e beneficiário".

O Deic informou ao R7 não possuir registros do delito, mas diz ter instaurado inquérito policial para apurar os fatos. Procurado pelo R7, o desenvolvedor do aplicativo que faz a alteração do código, retirado do ar após o contato, não quis se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Em nota, o Google afirmou que "todo aplicativo disponibilizado no Google Play está sujeito às Políticas do Programa para Desenvolvedores que proíbem, por exemplo, a venda de aplicativos que promovam atividades ilegais". Em relação à plataforma ter sido retirada do ar pelo Google ou pelo próprio desenvolvedor, a empresa "não comenta esse tipo de informação".


Fonte:http://noticias.r7.com/economia/alterar-boleto-vencido-para-fugir-de-multa-pode-dar-cadeia-09042014

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7001
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alterar-boleto-vencido-para-fugir-de-multa-pode-dar-cadeia/115508865

Informações relacionadas

Luma Dórea , Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Notificação Extrajudicial - Calúnia, Difamação e Injúria

Thais Fernanda Santos, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

As empresas são obrigadas a enviar os boletos para o devedor(consumidor)?

STJ: o locador pode exigir o reajuste do valor do aluguel, mesmo após longo período de inércia, inocorrência da supressio

Guilherme Vilela, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Notificação Extrajudicial

Pedro Saliba, Advogado
Modeloshá 6 anos

[MODELO] Notificação extrajudicial de cobrança

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)