Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Funcionário vai ganhar hora extra por tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho

Justiça entendeu que período no transporte da empresa faz parte da jornada de trabalho

há 10 anos

Publicado por Carolina Martins e Kamilla Dourado

Funcionrio vai ganhar hora extra por tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho

Um trabalhador do Ceará vai receber hora extra pelo tempo que perdia no deslocamento entre sua casa e o local do trabalho. A decisão da 2ª Turma do TRT-CE (Tribunal Regional do Trabalho do Ceará) estabelece que, como o funcionário usava o transporte da empresa, o tempo do percurso deve ser incorporado à jornada de trabalho.

O pagamento pelas horas gastas no deslocamento é conhecido como horas in itinere. Há um entendimento na Justiça do Trabalho de que o tempo que o trabalhador passa no percurso, em condução fornecida pelo empregador, deve ser entendido como hora trabalhada.

Se esse tempo exceder a jornada de trabalho firmada em contrato, a empresa também deve pagar o valor referente à hora extra.

O especialista em direito do trabalho, Nelson Câmara, lembra que o benefício vale para os casos em que a empresa fornece transporte para os empregados porque o local de trabalho é de difícil acesso ou não é atendido pelo transporte público.

Segundo o advogado, nesses casos a remuneração extra do trabalhador pode gerar outros reajustes no pagamento.

— A partir do momento em que o funcionário pega o transporte é como se ele estivesse trabalhando. Essas horas devem ser integradas à remuneração, o que gera reflexo também no pagamento de férias e do 13º salário.

Debate jurídico

Funcionrio vai ganhar hora extra por tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho

O trabalhador do Ceará prestava serviços para fazenda Amway Nutrilite do Brasil. No processo, o funcionário alega que a empresa se localiza em área rural, a 25 km da cidade de Ubajara (CE). Por isso, o empregador disponibilizava transporte para os trabalhadores.

De acordo com a ação, o trabalhador gastava uma hora todos os dias no trajeto: meia hora para ir e meia hora para voltar para casa. Por isso, esse tempo será incorporado à jornada dele de todos os dias trabalhados durante os sete anos e oito meses em que ele prestou serviço para a empresa.

A fazenda Amway alega que o transporte oferecido a seus funcionários era um benefício e que eles podiam optar por usar um ônibus do transporte público. Mas, o juiz entendeu que a localização em aérea rural é suficiente para concluir pela dificuldade de acesso.

A empresa já pediu a revisão da decisao no TRT-CE e aguarda o posicionamento do tribunal. Caso o pedido seja negado, a empresa vai recorrer ao TST (Tribunal Superior do Trabalho).

A Amway Nutrilite tem cerca de 20 casos iguais a esse tramitando no TRT-CE. Em pelo menos outros dois, a empresa teve ganho de causa porque os juízes entenderam que o local da empresa é de fácil acesso, e que os trabalhadores optaram por usar o transporte da fazenda mesmo tendo outras opções.

Legislação

Apesar de o TST ter uma súmula sobre o assunto, ou seja, um entendimento pacificado de que o trabalhador tem direito a receber remuneração pelo tempo gasto no trajeto entre a casa e a empresa, se o transporte for oferecido pelo empregador, não há lei que regulamente o benefício.

Na Câmara dos Deputados, há vários projetos de lei, tanto contra como a favor ao pagamento, que tramitam nas comissões temáticas da Casa. Nenhuma das propostas chegou a ser apreciada em plenário.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece que o tempo gasto pelo empregado até o local de trabalho não deve ser computado na jornada de trabalho, a não ser que a empresa esteja em local de difícil acesso, ou não seja atendida pelo transporte público, e, por isso, disponibilize condução.

Ainda assim, cada processo é tratado de maneira particular pela Justiça trabalhista, que analisa as circunstâncias de cada caso individualmente.

Funcionrio vai ganhar hora extra por tempo gasto no trajeto entre casa e trabalho


Fonte: http://noticias.r7.com/cidades/funcionario-vai-ganhar-hora-extra-por-tempo-gasto-no-trajeto-entre-ca...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2009
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcionario-vai-ganhar-hora-extra-por-tempo-gasto-no-trajeto-entre-casa-e-trabalho/114464975

Informações relacionadas

Horas In Itinere Consolidação das Leis Trabalhista

Donatella Campos Maia, Advogado
Artigoshá 7 anos

Horas de deslocamento: quando tenho direito?

Alexandre Bastos, Advogado
Artigoshá 3 anos

O trabalhador externo pode receber horas extras?

Bruno Espinosa, Bacharel em Direito
Modeloshá 4 anos

modelo de impugnação a contestação trabalhista

Petição Inicial - TRT03 - Ação Reclamatória Trabalhista - Rot - contra Panpharma Distribuidora de Medicamentos

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estranha a decisão da 2a. Turma do TRT-CE, pois o próprio texto reproduzido abaixo já induz ao entendimento do art. 58 da CLT , § 2º que condiciona o pagamento e a incorporação das horas 'in itinere' a "local de dificil acesso ou não sendo servido por transporte público", o que claramente não é o caso.

"Em pelo menos outros dois, a empresa teve ganho de causa porque os juízes entenderam que o local da empresa é de fácil acesso, e que os trabalhadores optaram por usar o transporte da fazenda mesmo tendo outras opções".

Discrepância como estas, as vezes arbitrárias, contribuem para que empresários sérios, competentes e bem intencionados acabem glosando os benefícios concedidos aos empregados e tenho visto em alguns casos, encerrarem suas atividades por conta dos custos exorbitantes da carga tributária e decisões incoerentes como estas. continuar lendo

Que absurdo!! Quer dizer que a empresa é penalizada por ceder o transporte que, justamente, visa facilitar a vida dos trabalhadores. ABSURDO!!! continuar lendo