Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Justiça de SP mantém Champinha internado em unidade de saúde

há 10 anos

Justia de SP mantm Champinha internado em unidade de sade

A Justiça de São Paulo decidiu manter Roberto Aparecido Alves Cardoso, o Champinha, de 26 anos, internado em uma unidade experimental de saúde em São Paulo, onde ele está desde que completou 21 anos. A informação é do Ministério Público Estadual de São Paulo. Em 2003, então com 16 anos, Champinha participou do assassinato dos jovens Felipe Caffé, de 19 anos, e Liana Friedenbach, de 16 anos.

Felipe e Liana acampavam em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, quando foram dominados por Champinha e outros homens. Quatro adultos foram condenados pelo crime. Felipe foi assassinado com um tiro na nuca e Liana virou refém do grupo. Ela ficou quatro dias em cativeiro, período em que foi torturada e violentada. Depois, segundo a investigação policial, foi morta a facadas por Champinha.

Justia de SP mantm Champinha internado em unidade de sade

Champinha foi inicialmente internado na Fundação Casa, onde ficou três anos, e depois seguiu mantido recluso em unidades de saúde. Agora, a justiça também determinou que ele seja submetido a exame pericial a cada seis meses e que a unidade de tratamento apresente plano individual de atendimento. A defesa de Champinha pedia a execução da interdição civil dele em regime ambulatorial. Em dezembro, a promotora de justiça, Maria Gabriela Prado Mansour manifestou-se pela manutenção da internação. Também em dezembro, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou por unanimidade autorização para que Champinha deixassse o estabelecimento psiquiátrico. Champinha nunca foi a julgamento e passou três anos na Fundação Casa. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) em 2006 diagnosticou que ele tinha transtorno de personalidade e cometia atos irracionais para ter o que desejava. A Justiça determinou então que deveria ser internado em um estabelecimento psiquiátrico.


Fonte: http://g1.globo.com/são-paulo/noticia/2014/02/justiça-de-sp-mantem-champinha-internado-em-unidade-de...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2301
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-de-sp-mantem-champinha-internado-em-unidade-de-saude/113525662

Informações relacionadas

Paulo Lépore, Professor
Artigoshá 10 anos

Caso champinha e o direito da criança e do adolescente

Vinicius Rodrigues, Juiz de Direito
Artigoshá 4 anos

Caso Liana Friendenbach - Crime barbáro cometido por um inimputável

Vanessa Moraes, Estudante de Direito
Notíciashá 5 anos

STF decide manter Champinha internado em unidade de saúde de SP

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Caso Liana Friedenbach e Felipe Caffé: vítimas de um inimputável

Cid Plácido Correia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Domínio Público.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)