Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

China inaugura novos postos para abandono de bebês

Publicado originalmente BBC Brasil

há 10 anos

China inaugura novos postos para abandono de bebs

O governo chinês anunciou no fim de semana a abertura de 25 novos postos que permitem a pais abandonarem com segurança filhos indesejados.

As autoridades planejam anunciar mais estabelecimentos desse tipo em breve, apesar das críticas de que eles encorajem o abandono de recém-nascidos.

No entanto, as estruturas, que consistem em uma incubadora e um sistema de alarme, elevam as chances de sobrevivência dos bebês.

Muitas das crianças chinesas indesejadas são abandonadas por doenças graves ou deficiências físicas.

Funcionamento

O Centro Chinês para o Bem-Estar e Adoção das Crianças afirmou à agência de notícias estatal Xinhua que mais de duas dezenas de postos para abandono de bebês foram inaugurados desde a primeira estrutura do gênero na cidade de Shijiazhuang na província de Hebei em 2011.

A maior parte deles foi aberta nos últimos meses. Um desses postos, em Guangzhou, recebeu 79 bebês nos primeiros 15 dias de funcionamento.

Os pais colocam a criança na incubadora, pressionam o botão de alarme e depois vão embora, mantendo o anonimato. Dez minutos depois, um funcionário chega para recolher o bebê.

O abandono de crianças é ilegal na China, mas as autoridades de saúde acreditam que as incubadoras criam um ambiente seguro para os bebês – e aumenta suas chances de sobrevivência. Caso os postos não existissem, afirma o governo, eles continuariam a ser abandonados nas ruas.

Anteriormente, apenas um em cada três recém-nascidos abandonados sobreviviam.

"As leis enfatizam a prevenção, enquanto as incubadoras de bebês focam no resgate quando as leis são quebradas", afirmou à Xinhua Li Bo, diretor Centro Chinês para o Bem-Estar e Adoção das Crianças.

No passado, a política de filho único foi considerada culpada pelo alto número de meninas abandonadas pelos pais.

Tradicionalmente, as famílias chinesas dão preferência aos filhos homens.

Por causa disso, se o primeiro filho for menina, muitos pais decidem abandoná-la para tentarem engravidar de um menino.

No entanto, segundo autoridades, os bebês que vêm sendo abandonados são tanto do sexo masculino quanto feminino.

Autoridades de saúde afirmam que a maioria dos bebês deixados nos postos têm problemas de saúde e são abandonados porque seus pais temem que eles não tenham dinheiro suficiente para pagar o tratamento médico.

Muitos dos bebês abandonados nas incubadoras carregam dentro de sua roupa recados, dinheiro ou o histórico médico.

Estimativas oficiais indicam que 10 mil crianças são abandonadas na China todos os anos.

Para acolhê-las, as autoridades afirmam que cada província deve instalar pelo menos dois postos até o final do ano.

China inaugura novos postos para abandono de bebs


Fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/02/140217_china_abandono_postos_lgb.shtml

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1784
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/china-inaugura-novos-postos-para-abandono-de-bebes/113494277

Informações relacionadas

Aline Firmino, Bacharel em Direito
Artigoshá 7 anos

Adoção Internacional no Brasil

ROGOWSKI JoãoFrancisco , Advogado
Artigoshá 5 anos

O Apocalipse e as mudanças climáticas [J. F. Rogowski]

ROGOWSKI JoãoFrancisco , Advogado
Artigoshá 26 dias

Brasil 4.0: Deslanchando a Neoindustrialização, Empreendedorismo e Investimentos com a Lei 14.195/2021

30 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sinceramente, por mais cruel que possa parecer é um exemplo de governo com responsabilidade. É muito mais fácil, em um país como o Brasil, onde dezenas e dezenas de bebês são abandonados em lixeiras, rios, ou pior... não são abandonados e passam fome... Fechar os olhos para a realidade e abominar os abandonadores.

Tenho uma filha de 2 anos e falo como mãe... Abandonar uma criança é um ato de crueldade e irresponsabilidade sim, mas o que o governo Chinês fez foi ver o lado dessas crianças que sofriam com o abandono dos pais... O bem-estar do menor foi preservado no lugar da punição dessas pessoas que muitas vezes não têm condição (por pura irresponsabilidade, friso) de dar uma vida digna para esses bebês.

Como sempre falo... O Direito anda atrás da sociedade. Quem protegeria o destino e a vida desses bebês enquanto em latas de lixo? Deus?

Por isso que o Brasil não evolui. continuar lendo

Muito legal seu comentário, já que a realidade, infelizmente, é essa mesmo.
E se nosso país tivesse esta mesma postura do governo Chinês não teriamos tantas perdas de vidas e talvez um futuro melhor para estes abandonados.
E sim Deus esta protegendo estas vidas através de pessoas que não olham com indiferença para o seu próximo, pena que nem todos tem a piedade para seus semelhantes. Pena que no Brasil se pense mais em diversão (futebol, samba e praia) do que no bem comum e ajuda aos desemparados. continuar lendo

Os brasileiros se acostumaram a falar mal do Brasil e elogiar outros países, inclusive a China, pelo seu alto nível de crescimento econômico. Será que é desse tipo de "evolução" que desejamos? continuar lendo

Por que glaucia? Para vc o ideal seria o aborto? continuar lendo

Acredito que o ideal seria incentivar métodos contraceptivos, por meio da distribuição gratuita de preservativos e pílulas anticoncepcionais.
Entendo que a melhor solução seria a prevenção e o planejamento familiar, jamais o abandono de seres humanos.
Sou favorável ao planejamento familiar e não ao controle de natalidade.
O planejamento familiar consiste em conceber tantos filhos quanto o casal puder sustentar financeiramente, para proporcionar uma vida digna ao filho (a).
Se o casal é pobre, então parece razoável ter apenas um filho.
Se o casal é rico, poderia ter condições de sustentar mais filhos.
Sinceramente, é um ABSURDO abandonar filhos, independente dos motivos. continuar lendo

Politicas publicas de esterelizacao tanto masculina quanto feminina seriam muito mais eficazes, porem as bolsas escola gas etc etc , incetivam a populacao a ter cada vez mais filhos sem ter a menor condicao oferecer o minimo adequado para o crescimento saudavel do menor. continuar lendo

Esse é um tipo de ação social que dá uma renovada no nosso espírito desgastado pelo mercantilismo. Mas, o que é feito das crianças? São adotadas, são militarizadas? continuar lendo

Excelente pergunta. Pesquisei sobre o assunto e não encontrei. continuar lendo

… muitas são vendidas/seqüestradas e criadas em cativeiros pra servirem de uma apólice de seguro pro comércio/tráfego de órgãos. O que sobra de carne humana, tritura-se e fazem alimentos pra outros animais. continuar lendo

No Brasil não temos as incubadoras, temos abrigos que funcionam como verdadeiros "depósitos" de crianças. Temos uma nova? lei de adoção que já foi chamada de lei de convivência familiar, penso que é uma lei de "conveniência da família biológica", pois, infelizmente, diz que essa modalidade de família, tem preferência na reintegração familiar, que nada mais é do que o recebimento de bolsas para que, "em nome da preservação da imagem do país (de que não dá suas crianças), fiquem com seus filhos, e ficam, só que os pais com o dinheiro das bolsas e as crianças nas ruas, até que, com sorte, cresçam, para se tornarem delinquentes, assaltantes, assassinos e aí, receberem,"preferencialmente", os rigores da lei (porque a lei penal funciona). Graças a Deus, já é grande o número de pessoas que querem constituir família através da adoção, as pessoas evoluem, mas a lei não acompanha, mas vamos perseverar. continuar lendo